A energia vai pra onde está seu foco!
- Dora Machado

- 3 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Vide a série #ogambitodarainha

Costumo dizer que qualquer pessoa pode atingir seus objetivos, contanto que vá realmente montar um plano e se jogar de cabeça, seja "modelando" uma personagem (*), seja realmente estudando e se dedicando horas a fio para se aperfeiçoar e atingir sua meta principal.
“A pessoa mais forte de todas, não tem medo de ficar sozinha.”
Em um dos momentos da série "O Gambito da Rainha", a mãe da Beth diz essa frase pra ela, ainda quando criança. Ela queria dizer que nada, nem ninguém, a poderia impedir de realizar seus sonhos. E a vida pode ser solitária, às vezes.
E é isso. Um jogador de xadrez, focado como Beth, que desde menina aprendeu a jogar xadrez com o zelador de seu orfanato, não somente não tinha medo de ficar sozinha, como estudou todos os livros da história do xadrez, estudou profundamente todos os movimentos de cada jogada dos famosos campeões.
O objetivo dela era muito claro: ser a melhor. Custasse o que custasse. Ela se dedicava horas, dias, noites inteiras e ia evoluindo passo a passo, mundialmente.
“Pare de se contentar no que pode ter acontecido no passado.”
Esta frase mostra o conselho de uma pessoa focada em conseguir atingir seus objetivos no presente e no futuro.
Quantas vezes ficamos lamentando o que poderia ter acontecido no passado e não realizamos o "hoje" por conta deste muro de lamentações.
“O segredo é não hesitar. É preciso jogar com total confiança.”
Em um jogo de xadrez ou em qualquer profissão na vida real vale muito esta frase. Com confiança você consegue atingir seus objetivos.
E a confiança se adquire principalmente quando você tem domínio e conhecimento total sobre um assunto, ou seja, como não nasceu sabendo, precisa estudar, aprofundar-se e ser quem você é.
A energia vai pra onde está seu foco!
E onde está o seu?
Quem poderia ser a pessoa que você deseja modelar e, afinal, ter grandes chances de realizar seus sonhos?

(*) Modelagem: é uma estratégia de PNL (Programação Neurolinguística) que faz com que você defina uma pessoa e use as mesmas estratégias que essa pessoa usou para atingir seus objetivos. Por exemplo: se você quer ser o melhor jogador de xadrez do mundo, precisa escolher uma pessoa como modelo (ou várias, como no caso da Beth), mapear e estudar muito o máximo de todas as estratégias dela, copiá-las, adaptando à sua realidade e criar um plano com base no que vai usar disto tudo e o que pode ser excluído, quando, finalmente, pode ir para a ação.
Uma nota final interessante aqui: a roupa que Beth usava na escola, na foto à esquerda, era idêntica à que eu usava no colégio de freiras, onde estudei do jardim até a 4ª série, inclusive a cor. Deu saudade! Levei até um susto quando vi a imagem pela primeira vez com a cena da Beth e a roupinha!
Dora Machado









Muito bom o link com a neurolinguística. Esse é aquele método disney?